sexta-feira, 17 de junho de 2011

Evoluir:Subir ou Descer?



O progresso da humanidade foi capaz de levar o homem a Lua, ao fundo dos oceanos, ao espaço desconhecido e ao fim próximo. Pois é, não é loucura não é pura lógica. Não acredita, faça as contas e veja o quanto o mundo tende a suportar e o quão próximo estamos de ultrapassar os limites.

Tanta tecnologia, tanto progresso, tanta ciência, tanto dinheiro, tanto futuro... TANTO TUDO... E ao mesmo tempo, TANTO NADA. O que a humanidade ganhou no ultimo século de avanço tecnológico, ela perdeu numa ordem exponencial em questão de humanidade propriamente dita.

Felizes eram os antigos que temiam, respeitavam e amavam a natureza. Transformamos-nos em uma raça poderosa com maquinas a nossos serviços e ao mesmo tempo somos doentes e defeituosos. Nossas crianças nascem mais fracas e mais cheias de alergia do que há 10 anos. Nossos pulmões estão sobrecarregados de tanta fumaça nas ruas. Nossos princípios e nosso respeito pelo próximo estão cada dia mais longe do que foram um dia.

Fico pensando o que diria John Lennon se ouvisse a sua própria música desejando um mundo melhor onde as pessoas fossem boas e solidarias. Não creio que ele chamaria a si mesmo de sonhador e sim de iludido. Afinal, como a humanidade conseguiu progredir para o fundo do abismo moral e ao topo do abrigo tecnológico em tão pouco tempo? Evoluímos, sem dúvidas, mas para onde? Para o topo ou para o fundo?

O estranho é que cada vez que criamos uma tecnologia nova, muitas crianças passam fome, florestas são desmatadas, o lixo consome tudo, e ao invés de resolver problemas de verdades parecemos crianças brigando por carros mais velozes, tanques de guerra, e outras idiotices sem razão nem base que a humanidade mantém desde os tempos primitivos, guiada pelos seus instintos animais.

Mas há esperança! Não se iluda, sempre há! Apesar da massa sufocante de trevas que cerca o planeta e as criaturas medonhas por trás dos sorrisos frios e das jóias e maquiagens, existem pessoas que buscam o melhor, que tentam sacrificar pequenas coisas do seu dia e seu precioso tempo não ligando o carro, tratando o lixo, ajudando o próximo, oferecendo o lugar para uma pessoa idosa e levando adiante a esperança de um mundo melhor.

A elas dedico esse texto, nesse blog desconhecido, escrito por um autor que ninguém provavelmente nunca vai conhecer, mas que essa noite desejará na sua oração um pouco mais de força e luz para vocês. E nunca esqueçam de que, por maior que seja o domínio da escuridão é necessária apenas uma lâmpada para iluminar toda uma sala!

Bom dia!

Antonio Chagas.

Nenhum comentário: